Está sendo realizada nesta sexta-feira (19) uma audiência pública que visa discutir os impactos ocasionados à população de Altamira após a construção da Usina de Belo Monte.
A audiência é uma iniciativa da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que investiga a atuação da empresa Vale no Pará, e será às 15h na Associação de Municípios do Consórcio Belo Monte, em Altamira.
A Vale é uma das acionistas da usina de Belo Monte, que tem reservatórios entre os municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu.
As comunidades locais e autoridades da região de Altamira devem ser ouvidas ao longo da tarde. De acordo com a Alepa, o principal problema apontado na região é a falta de água enfrentada por cerca de 3,8 mil moradores dos reassentamentos da cidade.
Segundo o Movimento dos atingido por Barragens, no local, o fornecimento de água é parcial e feito pela prefeitura, com apoio de caminhões-pipa enviados pela Norte Energia
Sobre a CPI da Vale
A Comissão foi criada no dia 26 de maio de 2021, com o objetivo de apurar as circunstâncias de atuação da Vale no Pará. Os trabalhos estão previstos para seguir até abril de 2022.
São investigadas, entre outras questões, a concessão de incentivos fiscais à empresa, o suposto descumprimento de condicionantes ambientais pela Vale, a ausência de segurança em barragens, se houve repasses incorretos de recursos aos municípios e o cadastro geral dos processos minerários existentes na região.
A audiência em Altamira será a quarta realizada pela Alepa fora da sede do legislativo estadual.
Fonte: G1 Pará