A Associação de Teatro de Parauapebas (ATP) completa seis anos de fundação nesta quarta-feira (17). A entidade é um grande marco cultural na área do teatro e foi organizada por um grupo de militantes culturais da área do teatro, com o apoio do CMPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais.
A ATP trabalha incansavelmente na atividade teatral de Parauapebas, com o objetivo de que ela seja cada mais valorizada e respeitada, pois seus fundadores acreditam que a arte tem um poder transformador, que influência na vida do indivíduo, em sociedade, compreendendo o teatro como instrumento didático pedagógico de ensino, de inclusão social, de evangelização e também como fonte de geração de renda e entretenimento.
Em toda a região sul e sudeste do Pará, a ATP é a única entidade do gênero, não tendo registro de uma outra entidade semelhante em outros municípios. Atualmente a associação mantem um cadastro atualizado de 15 grupos e cias filiados, alguns recém formados, como é o caso do Grupo de Teatro Balaue, oriundo das oficinas de teatro, organizada pelo Professor Patrick Zahrack, hoje sob a administração atual, da atriz e diretora Daniele Dória.
Neste momento a entidade celebra o seu primeiro convênio com a SECULT-Secretaria Municipal de Cultura, que garantiu a produção de oficinas de teatro e dança na periferia de de Parauapebas, como é o caso do Residencial Alto Bonito, onde as aulas são realizadas no Instituto Mulheres de Atitude. O projeto chama-se “Teatro e Dança na Comunidade’’, que tem sido bem acolhido pelos moradores do bairro, cujas oficinas, seguem o protocolo restritivo de saúde, uso de máscaras e álcool gel e distanciamento necessário.
Para a Coordenadora da ATP, Professora Deusa Tavares, a realização do
convênio trata-se de um ideal antigo para que as artes cênicas chegassem ao bairro. Mas outro sonho ainda permanece um desafio, tanto para o poder público, quanto para a categoria artística. Trata-se da construção do Teatro Municipal de Parauapebas, cuja a campanha foi iniciada há seis anos, através de um abaixo assinado pela ATP.
Ainda segundo a coordenadora, as artes podem se apresentar em qualquer lugar, mas é diferente quando se trata de um espaço destinado exclusivamente para este fim. “Para a região, a construção do nosso tão esperado Teatro Municipal de Parauapebas será um novo equipamento cultural, educacional e turístico, uma vitrine importante desse crescimento, para as nossas produções artísticas teatrais, literárias e cinematográficas, realizadas na cidade, para a gerações presentes e futuras. Quem não
gostaria de visitar nossa cidade e tirar uma foto em frente ao nosso Teatro
Municipal?”, conclui Deusa Tavares.
Sobre a ATP:
Associação de Teatro de Parauapebas, tem como meta principal, difundir a
linguagem cênica em Parauapebas e dentre as inúmeras atividades
artísticas, desenvolvidas pela ATP desde a sua origem estão:
1º-Oficinas de
Iniciação ao Teatro;
2º- Ensaios e Montagens de Espetáculos;
3º- Organização
e Filiação de Novos Grupos e Cias Teatrais;
4º- Comemoração pelo Dia do
Ator e Dia do Teatro;
5º- Capacitação para Professores e Instrutores Teatrais;
6º- Realização das Mostras de Teatro no Município;
7º- Campanha para a
Construção do Teatro Municipal de Parauapebas.
Para fazer parte da entidade, o candidato deve fazer as oficinas de iniciação ao teatro, que todos os anos são ofertadas pela instituição, ou está atuando em algum grupo ou cia na cidade. Ao ser filiado, os membros recebem uma
carteirinha de integrante, que confirma sua atividade e afiliação a mesma.