Com o objetivo de tentar oferecer entretenimento durante a quarentena e isolamento da população, diversos artistas do Brasil estão tomando a atitude de realizar shows e festivais através de apresentações em live na internet. De forma totalmente gratuita, a população em isolamento que possui internet vai poder apreciar a partir desta quarta-feira (25) pelo menos sete festivais online protagonizados por diversos músicos do país.
Um dos maiores eventos nesse segmento é o chamado #ZiriguidumEmCasa, que irá reunir 37 artistas em quatro dias de apresentações. O festival começa nesta quinta-feira (25) e vai até domingo (29) reunindo nomes populares da música nacional, como Biquíni Cavadão, Rodrigo Vellozo, Lan Lanh, Lúcio Mauro Filho e Cláudio Lins, que o curador do evento.
Para o vocalista da banda Biquíni Cavadão, Bruno Gouveia, o período requer solidariedade entre os seres humanos, e é isso que os artistas tentam levar para todos com as apresentações. O grupo se apresenta na sexta-feira (27) a partir das 21h.
“Eu vejo esse período não para criarmos novos modelos de negócios ou coisa do tipo. A gente está simplesmente tentando ser solidário às pessoas que estão vivenciando este confinamento forçado e necessário. A gente tenta como artista amenizar esta solidão e esse confinamento. Tenta levar um pouco de esperança para essas pessoas diante de um mês que promete ser muito difícil não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro, já que existe uma curva de contágio muito forte e se trata de um vírus que deve contaminar 70% da população. Vamos tentar dar essa ajuda com música. As pessoas têm cantado mais para espantar os males”, declarou.
Os shows vão seguir o roteiro de 30 minutos para cada artista. Todos que participam do espetáculo irão se apresentar voluntariamente, sem receber cachês. O curador Claudio Lins explica tudo começou com um chamamento para a classe artística mais próxima tentar fazer alguma ação em prol da população. “Eu e o Beto usamos dos nossos conhecimentos e disparamos chamamentos por aí. Rapidamente, os artistas mais chegados foram respondendo, mas muitos apareceram por indicação. Ao final, a curadoria foi mais em cima da vontade de solidariedade dos artistas do que de um julgamento qualitativo”, explica. Caso o período de confinamento perdure, o objetivo é que seja possível remunerar os artistas por algum meio.
“A maior importância é dar o bom exemplo de não sair de casa. Mas serve também para minimizar os efeitos do confinamento, levando música e arte sem risco de contágio. Além disso, é uma oportunidade de revelar novos nomes, resgatar artistas que estavam sem espaço e ainda levar para o público de casa artistas consagrados e queridos. A Joyce e meu pai (Ivan lins), por exemplo, nunca haviam feito uma transmissão live via redes sociais”, revela Claudio Lins, que também se apresenta no festival nesta quinta às 21h.
A lista com todos os artistas que participarão do evento está neste site. As transmissões serão feitas ao vivo direto da rede social de cada artista.
Fonte: Oliberal