Arrecadação de impostos em julho tem alta de 2,95%, maior aumento em 8 anos.

Arrecadação de impostos em julho tem alta de 2,95%, maior aumento em 8 anos.

De acordo com a Receita Federal, a arrecadação de impostos e contribuições neste mês de julho foi de 2,95%, um aumento recorde se comparado ao mês passado e o melhor resultado em 8 anos. O registro da arrecadação equivale a R$ 137,735 bilhões.

De acordo com o Fisco, o crescimento da arrecadação em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, ainda foi influenciado pelo efeito da paralisação dos caminhoneiros, em maio de 2018, no resultado do ano passado.

O órgão também explicou que aconteceu, no mês passado, uma “arrecadação atípica” de R$ 3,2 bilhões no caso do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Com isso, houve uma alta real de 21% na arrecadação desses tributos.

O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, informou que essa arrecadação extra está relacionada com reorganizações societárias – que geram incidência de IR sobre ganho de capital. Segundo ele, esse foi o principal fato a impulsionar a arrecadação em julho.

Fonte: G1 Globo

Fechar Menu