A campanha de vacinação contra gripe, que iniciou em todo o Brasil no último dia 10 de abril, não conseguiu atingir a meta de imunização no estado do Pará. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira, 22, dos 1,7 milhão de paraenses que eram alvo da campanha, apenas 33 mil compareceram aos postos de vacinação. O número é equivalente a 2% do total que deveria ser imunizado.
A partir desta segunda-feira 22, uma nova etapa da campanha de vacinação inicia em todo o país. Até o último dia 18 de abril, apenas crianças, gestantes e mulheres no pós-parto podiam ser vacinadas. Agora, indígenas, idosos, professores, doentes crônicos, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e da saúde, pessoas privadas de liberdade e profissionais de forças de segurança e salvamento também poderão receber a vacina.
A dose da vacina utilizada em todo o Brasil protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo de 2018, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – incluindo o H1N1.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2.074.497 pessoas ou, no mínimo, 90% desse total, cerca de 1,7 milhão de pessoas. Só no Pará há 2.958 postos de vacinação fixos, além de 758 volantes em terra e 62 postos fluviais, com 21.350 pessoas envolvidas, incluindo 5.338 equipes de vacinação.
Fonte: G1 Pará