Nesta quarta-feira (24), a Região Metropolitana de Belém completa 19 dias sem registrar qualquer precipitação, com temperaturas máximas alcançando 34°C, segundo informações da meteorologia. A previsão indica que o clima de sol forte continuará nos próximos dias, sem alterações significativas.
Adriroseo Santos, coordenador do 1º Distrito de Meteorologia (Disme) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca que as chuvas deste mês de julho estão 80% abaixo do esperado para o período na Região Metropolitana de Belém. A mudança desse cenário só é esperada a partir de agosto.
O bloqueio atmosférico causado pela alta pressão anticiclonal no oceano Atlântico é apontado como o principal motivo para a ausência de chuvas, segundo explicação do meteorologista. Esse fenômeno impede a formação de instabilidades que resultam em precipitações.
Além disso, a região está passando por uma transição do fenômeno El Niño para o La Niña, influenciada pelas temperaturas das águas do oceano Pacífico. Enquanto o La Niña é associado a uma diminuição da temperatura das águas e geralmente promove chuvas na região, o El Niño está relacionado ao aquecimento das águas e à redução das precipitações.
A estiagem é ainda mais intensa no sudeste do Pará, onde cidades como Santa Maria das Barreiras, Conceição do Araguaia e Redenção não têm registro de chuvas há quase 70 dias, evidenciando os impactos climáticos na região.