Agricultores de Parauapebas recebem apoio para melhorar produção de alimentos

Agricultores de Parauapebas recebem apoio para melhorar produção de alimentos

O complexo VS-10 comporta uma das maiores comunidades de agricultores familiares de Parauapebas, município do sudeste paraense. O grupo de agricultores, que fazem parte da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Pará (Fetraf), se reúnem constantemente para apresentar seus alimentos produzidos e vende-los à comunidade.

Neste último sábado, 13, uma feira foi organizada pelos produtores, onde cada trabalhador pôde vender seus produtos. Recentemente o prefeito da cidade, Darci Lermen, esteve visitando esses espaços com o objetivo de construir uma área completa e estruturada de feira, onde os produtos serão comercializados com a população.

De acordo com o Dil, um dos coordenadores da área, a liberação do espaço é um grande benefício para os produtores. “Antes era um sofrimento sair da VS-10 e ir para o CAP ou para a feira do Rio Verde. Sem um espaço próprio os nossos trabalhadores se sentiam até meio perdidos. Mas todos nós sentamos, conversamos e criamos o plano de fazer essa feira”, conta o trabalhador.

Dentre os vários alimentos produzidos pelos agricultores, destacam-se a macaxeira, mamão, banana, quiabo, cheiro-verde, entre outros tipos de produtos da horticultura. Ainda segundo Dil, A maior concentração de chácaras se encontra em uma área doada pela prefeitura de Parauapebas, local onde mais de 400 produtores trabalham cultivando a terra.

A prefeitura de Parauapebas tem em seu projeto de governo construir uma feira padronizada na VS-10 para todos os produtores de agricultura familiar. Uma obra que de acordo com Dil, vai beneficiar ainda mais os trabalhadores. “Vai ajudar ainda mais na venda dos produtos, o produtor que já tem um espaço na feira vai poder vender diretamente para outros feirantes, isso já gera emprego e ajuda na renda familiar de todos”, finaliza o produtor.


Fechar Menu