Uma equipe de agentes do ibama foi alvo de tiros em uma terra indígena chamada Ituna/Itata, localizada no município de Altamira, no Pará. O ataque ocorreu nesta sexta-feira (30) membros da Polícia Federal e da Força Nacional revidadam os tiros mas ninguém ficou ferido.
Após a troca de tiros, os garimpeiros entraram na mata e conseguiram fugir. Os agentes do ibama destruíram 2 retroescavadeiras, e três motores usados no garimpo.
De acordo com o coordenador da operação no local, Hugo Loss, a garimpagem e o aumento da grilagem de terra tem aumentando desmatamento na terra indígena. Segundo a Funai, a terra Ituna/Itata é destinado para índios isolados e engloba o municípios de Altamira, Anapu é José Porfirio.
Com a pressão internacional, Bolsonaro editou um decreto que autoriza o uso da Força Nacional e da Polícia Federal no apoio a operações de combate aos crimes ambientais na Amazônia. De acordo com Loss, as medidas estão sendo fundamentais para que o Ibama volte a fiscalizar atividades ilegais na Amazônia.
Fonte: Folha de SP