Acordo de compra da energia de Itaipu é anulado entre Brasil e Paraguai

Acordo de compra da energia de Itaipu é anulado entre Brasil e Paraguai

O acordo entre Brasil e Paraguai, que estabelecia uma ata sobre a compra de energia da usina de Itaipu, foi anulado nesta quinta-feira (1). De acordo com a imprensa local, o embaixador do Brasil no Paraguai, Carlos Alberto Simas Magalhães, assinou em Assunção um documento em que o Estado brasileiro reconhece a decisão do Estado paraguaio de anular a renegociação que faria o país vizinho pagar mais caro pela energia da usina binacional.

O ministro das Relações Exteriores paraguaio, Antonio Rivas Palacios, destacou que, desta forma, as negociações a respeito voltam à estaca zero.

A anulação do acordo vem de encontro a um momento bastante turbulento no Paraguai, já que nesta quarta-feira, 31, partidos de oposição afirmaram que irão apresentar um pedido de impeachment contra Abdo e o vice-presidente Hugo Velázquez por conta do escândalo em torno da polêmica renegociação.

Estima-se que o acordo elevará os custos para a empresa estatal de eletricidade do Paraguai em mais de US$ 200 milhões, segundo o ex-diretor da entidade. O documento, assinado sem divulgação à opinião pública pelos governos de Brasil e Paraguai, foi revelado apenas na semana passada.

Fonte: G1 Globo

Fechar Menu