De acordo com dados da Equatorial Energia, até maio deste ano, cerca de 3 mil ocorrências de falta de energia no Pará aconteceram devido acidentes envolvendo pipas, que se chocaram com a rede elétrica. Para evitar problemas elétricos e acidentes, a empresa alerta que o cuidado deve ser redobrado na época do veraneio.
Belém é o município que mais registrou aumento de ocorrências, com 780 casos. O número representa um aumento de 62% em relação ao mesmo período do ano passado. Outros municípios que possuem número elevado de ocorrências são Castanhal (484) e Santarém, no oeste do Pará, com 364 casos contabilizados.
Os cuidados com a brincadeira não podem ser deixados de lado, como soltar pipas distante da rede elétrica e jamais resgatar o papagaio da rede, caso fique engatada. As linhas de cerol também são um perigo ao entrar em contato com a fiação elétrica, pois a mistura de cola com vidro moído, e em alguns casos até mesmo com pó de ferro, pode provocar curto-circuito e romper cabos energizados. Além disso, o risco de acidentes com cortes, sobretudo, nas pessoas que circulam em motocicletas ou bicicletas é muito grande.
Fonte: G1 Pará