O vice-prefeito de Itaituba, Valmar Kaba, foi preso nesta última quinta-feira (08) pela Polícia Federal. Os agentes da operação Mundurukânia II divulgaram a informação de que o vice-prefeito era um dos suspeitos de estar envolvido nos ataques à base operacional da PF, que ocorreu em maio deste ano.
Valmar Kaba se entregou espontaneamente para a PF. Ele se encontrava foragido desde o mandado de prisão que foi decretado pela operação. Na primeira fase da investigação, a PF apurava o envolvimento do vice-prefeito em garimpos ilegais na região.
A PF iniciou as investigações com a operação Mundurukânia I, que tinha o objetivo de desarticular garimpos ilegais em terras indígenas na região. Garimpeiros ilegais realizaram manifestações contra a ação dos federais, chegando a depredar a base da PF, depredando patrimônio da União.
Como resposta aos ataques, a PF realizou a operação Mundurukânia II, que investigou os agressores. Os agentes já cumpriram seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Itaituba.
Fonte: G1 Pará