Desemprego cresce e atinge mais de 13 milhões de pessoas

Desemprego cresce e atinge mais de 13 milhões de pessoas

De acordo com dados do IBGE o desemprego no Brasil subiu para 12,4% no primeiro trimestre que se encerrou em fevereiro. São mais de 13 milhões de desempregados, uma alta de 7,3% se for comparado com o trimestre anterior.

Uma das causas para esse aumento no desemprego é a dispensa de funcionários temporários, que é comum neste período do ano. Profissionais contratados na área da saúde, educação e em prefeituras foram os principais afetados, já que são trabalhos sazonais e esperados.

Outro dado preocupante é o aumento no número de pessoas que desistiram de procurar emprego. Ao todo, 4,9 milhões de pessoas abandonaram a expectativa de conseguir trabalho, ficando em condições vulneráveis perante a sociedade.

A desistência por procura de emprego acaba influenciado no aumento de outro dado. A pesquisa também mostra que neste primeiro trimestre houve um aumento no número de trabalhadores por conta própria. São mais de 23 milhões de autônomos no país, um aumento de 2,8% com relação ao ano passado.

A pesquisa Pnad Contínua foi realizada em 211.344 casas em cerca de 3.500 municípios. O IBGE considera desempregado quem não tem trabalho e procurou algum nos 30 dias anteriores à semana em que os dados foram coletados

Fonte: Uol

Fechar Menu