O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (14) uma resolução apresentando uma meta de combate ao desmatamento da Amazônia.
Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, cria o chamado Plano Amazônia (2021/2022). Esta é a primeira meta oficial de combate ao desmatamento na Amazônia realizada no governo Bolsonaro.
O objetivo é que em 2022, o nível de desmatamento esteja reduzido aos números registrados entre 2016 e 2020.
De acordo com a rede Observatório do Clima (OC), a medida visa não reduzir, mas deixar a Amazônia com uma devastação “apenas” 16% maior do que a registrado no período pré-Bolsonaro.
A meta apresentada por Mourão nesta quarta ocorre pouca mais de uma semana antes de o Brasil participar de reunião sobre clima organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a “Cúpula dos Líderes sobre o Clima”, que será em 22 e 23 de abril.
Na semana passada, cerca de 200 organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente enviaram carta a Biden criticando negociações “a portas fechadas” com o Brasil sobre a Amazônia. O documento defendeu que nenhum acordo deve ser firmado com o governo de Bolsonaro antes que o desmatamento na região seja reduzido aos níveis determinados pela Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Fonte: G1 Globo