Uma operação da Polícia Federal em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará resultou na apreensão de 85 quilos de cocaína, em Santarém, na tarde desta última segunda-feira (5). As drogas foram encontradas em um navio graneleiro, que tinha como seu destino final a Grécia.
As drogas foram encontradas em uma área externa chamada de “caixa de mar”. Duas pessoas foram presas e uma ampla investigação sobre tráfico internacional foi aberta.
Os policiais federais chegaram ao navio após denúncias anônimas. Para alcançar as caixas de mar, que ficam submersas (abaixo da linha de flutuação), a PF contou com mergulhadores do CBM. As drogas estavam em sacos pretos, bem vedados, para evitar contato com a água. Quase passariam despercebidos se não fossem as informações colhidas pela inteligência policial. A quadrilha, pelo que levantou a investigação, conta com uma própria equipe de mergulhadores para esse serviço ilegal.
As embalagens foram apreendidas e levadas para a Delegacia de Polícia Federal em Santarém, oeste do Pará. Peritos da Unidade Técnico-Científica (Utec) da PF analisaram os 70 pacotes encontrados nas duas grandes embalagens. O teste resultou em cloridrato de cocaína, somando 85 quilos ao todo.
Ainda nas diligências, no final da noite desta segunda, uma equipe da Polícia Federal, abordou um ônibus de viagem na rodovia BR-163 e prendeu dois homens suspeitos de integrar o grupo criminoso responsável pela cocaína que iria para a Grécia. Os homens estavam saindo de Santarém, com destino a Belém. Um deles é brasileiro. O outro é albanês. Ambos estão detidos em Santarém, atuados em flagrante nos artigos 33 e 35 da lei federal 11.343/2006 (combate a drogas).
Além das diligências, que seguem nesta semana para elucidar mais situações do caso, cinco celulares foram apreendidos e serão periciados, em busca de mais informações para desarticular a quadrilha internacional de tráfico de drogas.
Fonte: Oliberal