Governo do Pará anuncia programa Creches Por Todo O Pará

Governo do Pará anuncia programa Creches Por Todo O Pará

O Governo do Pará lançou nesta segunda-feira (8) o programa “Creches Por Todo O Pará” uma iniciativa que vai ofertar mais vagas em creches para crianças de 0 a 5 anos de idade, dando mais oportunidade para que mulheres possam trabalhar e deixar seus filhos em segurança.


O projeto ainda precisa ser aprovado pela Alepa, onde os deputados deverão analisar o texto e votar.


O Pará atualmente tem um déficit na Educação Infantil de cerca de 30 mil crianças, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC). Para o governador Helder Barbalho, o projeto Creches Por Todo O Pará vai garantir mais igualdade e direitos para as mulheres. “Cada mãe sabe que, ao avaliar o sustento da sua família, não pode esquecer o aconchego e a educação dos seus filhos”, destacou Helder Barbalho.


O programa de creche-escola funcionará em regime de colaboração entre o Estado e os municípios e, neste primeiro momento, cerca de 100 creches serão disponibilizadas com o intuito de promover a inclusão e a valorização da primeira infância em respeito à vida. Cada unidade escolar terá a capacidade de atender 200 crianças de 0 até 5 anos de idade, oferecendo um espaço com 10 salas de aulas, berçário, lactário, além de toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.


“Eu acredito muito que é um passo gigantesco na direção de melhorar os nossos indicadores educacionais e, sobretudo, de combater qualquer tipo de desrespeito à infância e trabalhar essa criança que está em situação de vulnerabilidade. A creche será construída e equipada pelo Estado, e dotada das melhores condições para que possa, de fato, fazer uma educação de qualidade”, ressaltou a titular da Seduc, Elieth Braga.


Além de reduzir o déficit educacional do Estado, o programa visa impulsionar e avançar o processo de aprendizagem no Ensino Infantil. Para a presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE – PA), Beatriz Fidalgo, a iniciativa é uma inserção necessária para o desenvolvimento das crianças.


“A obrigatoriedade do Estado é apenas, a partir de seis anos, ingressar a criança na Educação Básica. Portanto, o sistema colaborativo que o Governo do Estado lança hoje, é a oportunidade de desenvolver não só cognitivamente, como socialmente, afetivamente e, principalmente, oferecer uma inserção necessária na escolaridade para essas crianças de 0 a 6 anos de idade”, disse a presidente do CEE-PA.


De forma bastante inovadora no país, esta política educacional entre governo e municípios, proporcionará para as crianças um ensino prematuro e necessário para que possam ter sucesso na escolaridade ao ingressar no Ensino Fundamental.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu