A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) divulgou nesta quinta-feira (10) que irá iniciar o processo de licitação para a construção do Terminal Turístico de Passageiros de Algodoal. A obra, que será inédita no município de Maracanã, vai impulsionar ainda mais o turismo nas praias de Algodoal, uma região visitada por paraenses e por pessoas de todo o país.
Além de Algodoal, a CPH também irá abrir licitações para a construção de terminais em hidroviárias em Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari e Muaná, no arquipélago do Marajó. Todas as obras serão custeadas através de recursos assegurados pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com o presidente da CPH, Abraão Benassuly, essas obras irão impulsionar ainda mais o turismo nas várias ilhas que existem no Estado. “São projetos importantes para os moradores desses municípios, porque além de facilitar o embarque e desembarque dos passageiros com conforto e segurança, temos o escoamento de produção que passa por esses locais. Os terminais do Marajó serão reformados e adequados dentro das normas da Antaq, já o de Algodoal será construído para também fortalecer o turismo ecológico na região. Com isso, o Governo avança na recuperação da malha hidroviária do Estado”.
Com estudo de impacto ambiental já concluído, o terminal turístico de Algodoal será construído na Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal Maiandeua, que abrange 3.100,34 hectares. A estrutura hoje utilizada para embarque e desembarque de passageiros está em condições precárias e fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O local também não possui conjunto naval e não proporciona acessibilidade e segurança aos usuários, que precisam colocar os pés na areia e na água para embarcar e desembarcar na ilha.
A nova estrutura contará com cadeiras confortáveis, banheiros, quatro guichês para vendas de passagens, lanchonete, loja para venda de artesanato e bebedouro. Já a obra naval consiste na instalação de duas rampas metálicas biarticuladas cobertas e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros.
O modo de disputa da licitação será fechado, ou seja, cada empresa apresenta proposta única. A abertura das propostas das empresas será no dia 6 de janeiro, às 9h, na sede da CPH, em Belém. O aviso de licitação está no site da CPH e no site Compras Pará.
Fonte: Agência Pará