Fechado há quase 3 anos, o projeto PIPA, iniciativa que oferece atividades e oficinas gratuitas para crianças e jovens foi reinaugurado no município de Parauapebas. O evento de apresentação do espaço reformado foi realizado nesta última sexta-feira, 22, com a presença de autoridades locais.
O novo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, chamado de PIPA, estava fechado para reformas há algum tempo, mas agora se encontra pronto e totalmente equipado para atender centenas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
No espaço, diversas ações serão realizadas para integrar famílias da cidade. Oficinas de dança, arte, informática, aulas karatê, jiu-jitsu, futebol, entre outras atividades estarão sendo desenvolvidas no espaço, oferecidas de forma gratuita para a população.
“Esse projeto é muito importante para o fortalecimento de vínculos das nossas crianças e jovens da cidade. O jovem, quando incentivado a fazer uma atividade, seja ela o esporte, a dança ou a arte, ele passa a ter motivação e disciplina. Isso o retira das ruas e elimina a possibilidade dele se envolver em situações de risco social”, afirmou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.
Neste primeiro momento, 250 crianças e adolescentes serão atendidos pelo projeto, todas selecionadas pelo CRAS do bairro dos minérios, mas de acordo com a gestão municipal, a ideia é ampliar o atendimento para 500 crianças.
Fonte: Prefeitura de Parauapebas