Dória garante que Coronavac será aplicada mesmo sem o registro da Anvisa

Dória garante que Coronavac será aplicada mesmo sem o registro da Anvisa

O governador de São Paulo, João Dória, afirmou que a vacina chinesa Coronavac será aplicada no país mesmo sem o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com Dória, a vacina será aplicada desde que receba o aval de agências reguladoras de outros países.

O governador também afirmou que a Anvisa está sob suspeita de interferências políticas do Palácio do Planalto. Apesar da Coronavac ainda não ter sido submetida a Fase 3 de testes, ele garante que não há outro caminho para agência que não seja o de dar registro para a vacina.

Não há outro caminho que não liberar (a CoronaVac) dentro dos critérios que a Anvisa tem, que são os mesmos critérios de protocolos internacionais de outras agências de vigilância sanitária que também estão avaliando a vacina CoronaVac, nos Estados Unidos, na Europa, sobretudo na Ásia. Essas agências, se validarem a vacina, ela estará validade independentemente da própria Anvisa”, disse ele.

No momento, a CoronaVac ainda não teve sequer um pedido de aprovação regulatória feito em qualquer país. Nesta semana foi anunciado que se chegou ao número mínimo de voluntários do estudo infectados pela Covid-19 para se fazer uma primeira leitura da eficácia do imunizante, o que deve ocorrer na primeira semana de dezembro, com a avaliação dos resultados por um comitê internacional independente.

Doria disse, no entanto, que “certamente” a CoronaVac apresentará uma eficácia de entre 90% e 95%, embora esses dados ainda não estejam disponíveis.

Fonte: Terra

Fechar Menu