A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou o fechamento de oito madeireiras ilegais e a apreensão de 3.453 metros cúbicos de madeira, através da operação Embaúba. O trabalho foi realizado em parceria com a Polícia Federal, Exército e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e se trata da maior apreensão já feita pela Semas neste ano, até o momento.
A operação foi deflagrada no dia 24 de setembro, para fiscalizar denúncias de madeireiras irregulares que foram denunciadas no município de Nova Esperança do Piriá, nordeste do Pará. De acordo com a investigação as madeireiras ilegais atuavam na extração de ilegal de madeira na Terra Indígena do Alto Rio Guamá.
Após duas semanas em campo, a equipe da Semas divulgou o balanço da operação. A ação faz parte da operação Verde Brasil II, coordenada pelo Ministério da Defesa para prevenir e reprimir delitos ambientais dentro da área da Amazônia Legal. O Governo Federal deflagrou a Operação para combater o desmatamento e o garimpo ilegal, autorizando o emprego das Forças Armadas com decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia Legal.
Durante a Operação Embaúba, foram lavrados 16 termos de apreensão e de depósito para maquinários e madeiras em tora apreendidos. Também foi emitido um auto de infração com a qualificação do responsável. A operação também apreendeu maquinários de processamento e serragem de madeira, além de dois tratores e duas carretas..
Fonte: Agência Pará