17 agricultores foram beneficiados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Marabá, no sudeste paraense. No último mês de julho eles assinaram projetos de crédito através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na linha “A”. Cada um recebeu o valor de R$ 26.177,26 para investir em suas atividades rurais.
Os créditos liberados são para investimentos na área da pecuária leiteira e totalizam quase R$ 500 mil reais em projetos de créditos nesta modalidade. O financiamento é feito através do Banco da Amazônia, com uma carência de até três anos para os beneficiários e sete anos para amortizar a dívida e juros de 0,5% ao ano.
Todos os beneficiários do mês de julho são assentados da reforma agrária e se dividem entre as comunidades denominadas PA Talismã, Pedro Laurindo da Silva, Murajubae, Carajás e Tamboriu.
Projetos – Um dos públicos da linha “A” do Pronaf são agricultores assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), cujo investimento são para atividades agropecuárias e não agropecuárias. O Pronaf financia projetos individuais ou coletivos, com taxas de juros diferenciadas. O acesso ao programa começa com discussão sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção.
A ação de assinatura dos projetos de crédito contou com o apoio do técnico em agropecuária Richardson Mourão de Figueiredo e do engenheiro florestal Antônio Marçal, chefe do escritório local de Marabá.
Fonte: Agência Pará