Manifestação em Belém cobra que prefeitura permita liberação de eventos esportivos e similares

Manifestação em Belém cobra que prefeitura permita liberação de eventos esportivos e similares

Uma manifestação com centenas de pessoas ligadas a eventos sociais, esportivos e similares foi realizada na manhã desta quarta-feira (12). O protesto teve o objetivo de colocar pressão no prefeito Zenaldo Coutinho, para que os eventos em Belém possam retornar mesmo durante a pandemia de covid-19.

O protesto ocorreu em frente ao Teatro da Paz, onde os manifestantes usaram cartazes e faixas com frases que pediam a volta do trabalho. A manifestação foi motivada principalmente por uma decisão tomada pela prefeitura na noite de terça-feira (11), onde foi informado que, após parecer técnico realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) não seriam liberados os setores de eventos e abertura de arenas para a prática de futebol e outros esportes de contato. 

Outro reivindicação da categoria é a variedade de serviços e de quantidade de pessoas que os frequentam, que vão desde buffets e eventos menores, muitas vezes familiares, considerados mais simples para seguirem os protocolos de segurança até grandes festas, como as de aparelhagens, em que o controle de aglomerações seria bem mais complexo.

“O prefeito chamou uma comissão e prometeu que até a próxima segunda-feira (dia 17 de gosto) irá fazer uma nova análise para o setor de eventos. Por isso, decidimos não sair as ruas hoje”, explica o DJ Dinho, representante dos DJs de Belém.

DJ Dinho completa dizendo que a categoria quer poder voltar a trabalhar. “Não queremos fazer anarquia, aglomeração, o que a gente quer é a retomada dos eventos gradativamente. Reforço, gradativamente. Estamos aqui para negociar se aceita a liberação de 50%, 60%, mas que possamos retomar. A maioria das categorias já voltaram. Nós (eventos) fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar. Nós queremos trabalhar”, desabafa o profissional.

Em Ananindeua, por exemplo, o município liberou, na última semana, eventos sociais usando 60% da capacidade do espaço, sejam eles fechados ou em áreas abertas. Em Santarém, a Prefeitura também liberou a realização de eventos sociais, a partir do próximo sábado (15). Em ambos os municípios, a liberação de eventos foi feita, porém com restrições e recomendações de segurança.

Fonte: Diário do Pará

Fechar Menu