A campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será antecipada no Pará por decisão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A partir da próxima segunda-feira (23) postos de saúde em todo o estado já estarão realizando a imunização da população, primeiramente apenas para idosos e trabalhadores da saúde.
A campanha será dividida em três fases, a primeira, será destinada para a imunização de idosos e profissionais da saúde; a segunda, a partir de 16 de abril, para professores, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos; e a terceira, que será realizada de 9 à 22 de maio, com prioridade para crianças de seis meses (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.
As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas salas das Estratégias de Saúde da Família e em outros locais definidos pelas gestões municipais.
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Na primeira fase, o objetivo é vacinar 549.470 mil idosos e 138.909 trabalhadores da saúde. Na segunda fase, devem ser vacinados 401.472 mil pessoas, entre professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. Na terceira e última fase, 1.242.475 milhões de pessoas deverão ser imunizadas.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina não protege contra o novo coronavírus (Covid-19), mas é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns que, dependendo da gravidade, pode levar à morte.
Fonte: G1 Pará