Um avião clandestino usado para transportar de ouro ilegal foi apreendido nesta quinta-feira (20), durante a operação Milhas de Ouro, da Polícia Federal. O minério foi extraído de garimpos ilegais localizados na Terra Indígena Kayapó, no município de Cumaru do Norte, sudeste do Pará.
A PF prendeu dois homens e apreendeu um adolescente que estavam dentro do avião, um Cessna 182, modelo Skylane. A aeronave havia saído de um garimpo chamado “Arara” e pousou no aeroporto de Redenção. Após a abordagem, os policiais encontraram 71,9 gramas de ouro, o equivalente a R$ 10.500.
Um dos presos foi o piloto do avião, que estava com o Certificado de Habilitação Técnica vencida, não podendo pilotar qualquer aeronave nessa condição. Ele foi detido em flagrante pelo crime contra o patrimônio caracterizado como usurpação, quando se explora matéria-prima pertencente à União.
Um homem que aguardava o pouso da aeronave, e que seria o destinatário das 67,9 gramas do ouro que o piloto portava, foi identificado e também recebeu voz de prisão.
A aeronave, avaliada em R$ 100 mil, também foi apreendida e permanecerá à disposição da Justiça Federal.
Fonte: G1 Pará