Gases de efeito estufa liberados em incêndios na Austrália têm quase o mesmo percentual da Amazônia

Gases de efeito estufa liberados em incêndios na Austrália têm quase o mesmo percentual da Amazônia

Os incêndios florestais na Austrália têm causado grande impacto ambiental não só no país em todo o mundo. De acordo com pesquisas do Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copérnico (CAMS) as emissões de gases de efeito estufa liberados pelo fogo são do mesmo nível que as liberadas em queimadas da Amazônia.

São cerca de 370 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) dos incêndios na Austrália contra 392 milhões de toneladas de gases de efeito estufa na Amazônia, entre o período de 1º de janeiro a 15 de novembro do ano passado.

A situação crítica preocupa especialistas, que preveem consequências graves para o ecossistema global. Para Adam Hodge, que trabalha no Programa Ambiental das Nações Unidas, “o aquecimento global está tornando eventos extremos como estiagens, ondas de calor e incêndios florestais mais intensos e mais prováveis. Eles são um prenúncio do que está por vir”.

Na análise de pesquisadores, estes são os efeitos um mundo cuja temperatura média subiu para 1,1 ºC acima da média pré-industrial. O aumento progressivo da temperatura pode causar danos ainda maiores, sendo alguns irreversíveis, como a extinção de espécies da fauna e flora do mundo.

Fonte: Amazônia Notícia e Informação

Fechar Menu