Preço da carne bovina dispara e aumenta em 10% no Pará

Preço da carne bovina dispara e aumenta em 10% no Pará

O preço da carne bovina no Pará disparou nas últimas semanas. De acordo com um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o preço do produto aumentou em 10% somente nas últimas três semanas do mês de novembro.

Se for comparado com os 11 meses do ano, o índice representa um reajuste de 20% na carne. De acordo com o economista Roberto Sena, a alta foi mais sentida nessas últimas semanas e a tendência é que o preço continua aumentando.

A elevação no preço é motivo de reclamação para os consumidores. Muitas pessoas estão sendo obrigadas a mudar o cardápio para equilibrar as contas de casa. Segundo Roberto Sena, as altas no preço da carne foram ocasionadas por uma nova negociação entre o Brasil e a China. Ele explica que houve um surto de doença bovina no país e, por conta disso, a carne brasileira passou a ser a principal opção.

Em Belém, alguns supermercados já alertam os clientes sobre o desabastecimento de carne bovina em suas instalações. De acordo com uma rede de supermercados, frigoríficos alegam que a exportação do boi em pé e da carne “in natura” para outros países fez o preço do produto subir diariamente.

A nota segue dizendo que os preços vão permanecer altos e que não há precisão para a normalizar a situação a curto prazo. O supermercado ainda sugere que os consumidores substituam a carne bovina por outro tipo de alimento.

Roberto Sena explica que realmente não há previsão de normalização dos preços a curto prazo, porém a questão do desabastecimento está vinculada a questões conjunturais. Segundo ele, para ocorrer o desabastecimento é necessário que a oferta do produto diminua e a procura aumente.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu