Uma nova técnica que promete revolucionar a medicina em todo mundo já apresenta testes positivos em humanos. A edição de células-tronco foi realizada com sucesso pelo CRISPR Therapeutics e pela Vortex, empresas norte americanas que investem na nova tecnologia.
O procedimento de edição de células tronco, conhecido oficialmente como ‘Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats’ trata de doenças genéticas do sangue. Dois pacientes foram selecionados para participar do experimento, um possuía talassemia, já o outro, anemia falciforme.
Os dois pacientes que começaram o tratamento experimental no início do ano tiveram os efeitos das doenças eliminados. O que era acometido por anemia falciforme relatou que as crises de dores foram totalmente eliminadas. O paciente vítima de talassemia, conta que não precisa mais fazer transfusões sanguíneas.
A técnica consistiu em usar genes de células-tronco dos pacientes, editados em laboratório e ligados a uma versão do gene da hemoglobina normalmente desativada na idade adulta. As células-tronco são, então, transplantadas de volta para a medula óssea do paciente para produzirem hemoglobina em quantidades normais.
Fonte: Tecmundo