Usando a força da tecnologia para aumentar a efetividade na segurança pública, a Polícia Militar lançou nesta última segunda-feira, 18, os aplicativos E-identidade e “PM + Forte”. Os dois Apps foram desenvolvidos pela própria corporação e podem ser baixados gratuitamente em celulares que utilizam o sistema operacional Android. Posteriormente o serviço também será disponibilizado para IOS.
O App “PM + Forte” tem o objetivo de dar suporte a operações da polícia nos principais corredores da Região Metropolitana de Belém. Com ele, os oficiais podem fiscalizar a presença de militares de serviço, garantindo um maior controle e rapidez dos agentes aos locais solicitados e que precisam de policiamento. Isso possibilita uma diminuição no tempo de resposta e diminuição de gastos.
Já o aplicativo “E-identidade” vai além e oferece um sistema de banco de dados integrado. A ferramenta não apenas simplifica o processo de emissão da identidade por meio eletrônico, com a utilização de novas tecnologias de autenticação do registro militar, como também integra o aplicativo “SOS PM” e um conjunto de legislações básicas para o dia a dia do policial militar.
A Constituição Federal, o Código Penal e a Lei sobre Uso de Algemas são algumas que estão disponíveis para consulta no aplicativo. Outros tipos de serviço estão sendo viabilizados para a nova ferramenta.
O “E-identidade” é válido na versão beta pelo período de 12 meses e deve ser utilizado no âmbito da corporação. Nesta fase, o uso da identificação funcional eletrônica não exime o policial militar do uso do documento físico para fins de direito.
Após o período experimental do aplicativo, a Polícia Militar deve institucionalizar o “E-identidade” em substituição ao registro físico, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital). O processo de implementação deve passar, ainda, pela apreciação do governo do Estado.
Fonte: Agência Pará