“Fotografias de dois Estados Alemães”. Esse é o tema da nova exposição cultural que retrata os 30 anos de queda do muro de Berlim. O evento é realizado na Galeria Ruy Meira, Casa das Artes, em Belém, nesta quinta-feira (7).
Além da mostra fotográfica, a programação vai oferecer palestras e oficinas com a fotógrafa alemã Barbara Wolff. A artista nasceu em 1951 e cresceu na parte oriental da Alemanha (RDA), se mudando para a Ocidental em 1985. Em seus trabalhos expostos em Belém, as imagens mostram o cotidiano de ambos os lados da Cortina de Ferro, apresentando momentos biográficos em tons artísticos com forte cunho humanista.
A palestra com Barbara será realizada no dia, 8, próxima sexta-feira, às 19h, a artista irá falar sobre sua formação e experiência profissional como fotógrafa, tanto no lado oriental, como no ocidental, abordando também a posição de fotógrafas mulheres em ambos os lados, que até hoje está marcada pelos papéis de gênero. Serão apresentados também outros trabalhos fotográficos dela, abordando a realização destes.
A oficina de fotografia que será ministrada no próximo sábado, 9, de 10h às 17h, pretende estimular uma viagem para si próprio. Por meios fotográficos, a artista propõe pesquisar o que ela denomina de “nossa própria essência”. Neste contexto, não se trata de selfies que pretendem retratar o participante da forma mais atraente, mas de uma pesquisa do próprio EU, da própria pessoalidade. Durante a oficina serão produzidas uma série de 3 a 7 imagens de auto-retrato, a serem expostas e discutidas entre os participantes no final da oficina, podendo-se trabalhar com câmeras digitais ou de celular.
A oficina terá carga horária de 6 horas, e as inscrições podem ser feitas online, até a próxima quinta ( 7). A lista de selecionados será divulgada na sexta (8), no site da FCP.