Pará é o maior emissor de gases de efeito estufa do Brasil

Pará é o maior emissor de gases de efeito estufa do Brasil

De acordo com dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o Pará é o estado que mais emitiu gases de efeito estufa no ano de 2018. O levantamento mostra a emissão de 12,3% dos gases ligados ao desmatamento somente no estado.

No ranking de países, o Brasil configura como o sexto maior emissor de gases do efeito estufa. Em 2018 as emissões aumentaram em 0,3%, quebrando a sequencia de quedas nos anos anteriores.

Vários setores da indústria são responsáveis pela emissão dos gases. O Observatório mostra que o setor de energia teve redução de 5%; e o da agropecuária, de 0,8%. No entanto, outras áreas tiveram crescimento, como o da indústria (1,8%), nos resíduos (1,4%), e, principalmente, com o desmatamento (uso do solo), que teve 3,6% de aumento.

O efeito estufa ocorre quando a camada natural que cobre a superfície da Terra é reduzida e, com a incidência direta dos raios solares, acaba provocando problemas ambientais. As alterações ambientais ocorrem devido ao aumento das emissões de gases de efeito estufa, como por exemplo mudanças no clima, diminuição das calotas polares, enchentes e maiores períodos de estiagem. Existem mais de 600 fontes de emissão de gases de efeito estufa, principalmente as causadas pelo homem.

Os estudos mostram que as florestas têm função importante para ajudar a reduzir o efeito estufa, porque as árvores precisam capturar carbono da atmosfera. O desmatamento traz dois problemas – o carbono deixa de ser absorvido pelas árvores derrubadas e quando queimadas elas acabam devolvendo todo o carbono que tinha armazenado.

Segundo o Observatório do Clima, a maior parte da emissão por uso de solo vem da Amazônia, onde também houve aumento no desmatamento em 2018.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu