O governo do Pará, através de um decreto publicado nesta quarta-feira, 16, criou o Fundo Amazônia Oriental (FAO), uma iniciativa que vai usar financiamento ambiental para alcançar metas de políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento no Estado do Pará.
O projeto irá ser apresentado pelo governador Helder Barbalho nos Estados Unidos, durante a Conferência Internacional sobre Preservação da Amazônia, nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18). O evento terá como tema principal: “Salto da Amazônia: visão de longo prazo para proteger a Amazônia para o Brasil e o planeta”. A conferencia é toda organizada pela Universidade de Princeton e Helder Barbalho será o único governador do Brasil a participar do encontro.
De acordo com o Secretário de Estado de Meio Ambiente do Pará, Mauro O’de Almeida, o FAO será essencial para que políticas públicas de preservação do meio ambiente possam ser implantadas. “A partir do FAO, o Governo do Estado poderá receber doações e outros recursos de investimentos com eixos mais amplos que o Fundo Amazônia, além da possibilidade de parcerias que até então o Pará não tinha”.
O FAO viabilizará medidas voltadas diretamente ao meio ambiente e que resultem na diminuição do desmatamento ilegal e da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no território paraense, no cumprimento de metas previstas nas políticas públicas e o desenvolvimento do Estado do Pará.
Fonte: Agência Pará