Simulador não é mais obrigatório para retirada de CNH a partir desta segunda-feira

Simulador não é mais obrigatório para retirada de CNH a partir desta segunda-feira

O governo federal acaba de alterar o número de aulas necessárias para se tirar a (Carteira Nacional de Habilitação). A partir já desta segunda-feira, 16, diversas mudanças começam a valer em todo o território nacional, uma das principais o processo para obter ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor)

Na categoria B, para dirigir carros, está eliminada a exigência de simulador nas autoescolas. As aulas passam a ser de uso facultativo. Isso vai influenciar na redução direta das horas/aula para se concluir a carga horária, passando de 25 horas para 20 horas.

Há também uma nova mudança no uso da ACC (cinquentinha). Agora, durante 1 ano quem quiser guiar cinquentinhas poderá fazer as provas teóricas e práticas sem ter recebido aulas na autoescola. Somente se a pessoa for reprovada nos testes as aulas se tornam obrigatórias. No exame prático, o candidato poderá usar seu próprio ciclomotor, desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.

Na época em que as alterações para habilitação foram anunciadas, o governo disse que elas tinham como objetivo desburocratizar esses processos e reduzir custos.

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, a retirada de obrigatoriedade do simulador se deu devido a falta de eficácia comprovada. “Nos países ao redor do mundo não é obrigatório, mesmo em países com excelentes níveis de segurança no trânsito”, afirmou o ministro.

Fonte: G1 Globo

Fechar Menu