O crescimento dos E-sports, os chamados esportes eletrônicos é algo notável em todo o mundo. Nas últimas semanas diversos campeonatos mundiais de games lotaram arenas e movimentaram milhões de dólares em premiações para os times envolvidos.
A Copa do Mundo de Fortnite, um dos games mais jogados atualmente, aconteceu recentemente em Nova York e concedeu aos jogadores US$ 30 milhões em prêmios. O campeão da competição foi o norte-americano Kyle “Bugha” Giersdorf, de apenas 16 anos, que levou para casa o equivalente a 3 milhões de dólares.
Mas o jogo que bate recorde todos os anos quando o assunto é premiação é o Defense Of The Ancients (Dota 2), jogo competitivo de equipes com até cinco jogadores. No último domingo, 25, se encerrou o The International 9, torneio mundial de Dota 2 que distribuiu US$ 34,2 milhões em premiações.
O torneio ocorreu em Xangai, na China, e a equipe vencedora foi a Optic Gaming (OG) que recebeu como prêmio mais de 15 milhões de dólares. O valor supera as premiações oferecidas em muitos campeonatos consagrados de esportes olímpicos, como a Copa Libertadores da América, que vai render US$ 12 milhões (cerca de R$ 49,8 milhões) ao time campeão.
Brasil
O Brasil tem acordado para esse novo segmento esportivo e já recebe grandes campeonatos nacionais que rendem quantias expressivas. É o caso do Campeonato Brasileiro de League of Legends (LOL) e o Brasileirão de Rainbow Six, que premiam em média o valor de R$ 200 mil ao time vencedor.
O mercado brasileiro também tem atraído atenção de empresas estrangeiras. Segundo dados do instituto de pesquisa Newzoo, já são 21,2 milhões de fãs de esporte eletrônico. O chamado público entusiasta, que assiste às competições mais de uma vez por mês, somam 9,2 milhões no Brasil. Número que fica só atrás dos Estados Unidos (22,4 milhões) e China (75 milhões).
Para o futuro, as perspectivas são cada vez melhores. A estimativa é que o público de e-sport ultrapasse os 450 milhões de torcedores este ano, um crescimento de 15% em relação ao ano passado, segundo dados da Newzoo.
Fonte: Agência Pará