Mais acampamentos clandestinos são destruídos em área de Proteção Ambiental Trinfo do Xingu

Mais acampamentos clandestinos são destruídos em área de Proteção Ambiental Trinfo do Xingu

As operações de combate a crimes ambientais no Pará continuam na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, localizada entre os municípios de Altamira e São Felix do Xingu. Nesta terça-feira, 27, dois acampamentos clandestinos foram destruídos. Os alojamentos foram construídos para dar abrigo a madeireiros que atuavam de forma ilegal dentro da floresta.

Com o objetivo de despistar agentes de fiscalização, os madeireiros bloquearam a estrada com árvores e conseguiram fugir após ouvir a chegada das equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e IBAMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis).

De acordo com o fiscal Marco Oliveira, as equipes só conseguiram encontrar os alojamentos graças ao serviço de monitoramento por satélite. “Os acampamentos ficam dentro da área de desmatamento que foram localizadas através de satélites. Na mata, a gente busca pelos caminhos que levem até os acampamentos.

Desde o início da operação, que começou no último domingo (25) 11 acampamentos clandestinos foram desativados pelos agentes. Ao todo foram apreendidos quatro tratores do tipo escavadeira, seis armas de fogo, 14 motoserras e 19 motocicletas. A operação continua na região.

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu