Já iniciou em todo o Pará nesta quinta-feira, 22, a vacinação de prevenção contra o Sarampo. A ação de saúde visa vai atender crianças de seis meses a menores de um ano de idade, que são as mais suscetíveis a casos de óbitos em função da doença.
Nestes últimos três meses, 1680 casos da doença foram confirmados no Brasil, sendo que 99% dos casos aconteceram em São Paulo. Os dados são do Ministério da Saúde. No Pará, até o momento há 53 casos confirmados da doença, que é mais presente no oeste do Estado.
A ação de vacinação segue a orientação do Ministério da Saúde, que denomina a dose da vacina como “dose zero”. Ela não substitui e nem será considerada válida para o calendário nacional de vacinação da criança.
Além da dose que será aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar as crianças para tomar a vacina tríplice viral aos 12 meses (1ª dose) e a vacina tetra viral (ou tríplice viral) mais varicela aos 15 meses (2ª dose), respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
De acordo com o calendário vacinal, a primeira dose da tríplice viral – sarampo, rubéola, caxumba – é feita aos 12 meses, e a dose de reforço aos 15 meses de vida.
Fonte: G1 Pará