Servidores do poder judiciário iniciam greve em Belém

Servidores do poder judiciário iniciam greve em Belém

Na manhã desta terça-feira, 20, diversos servidores do poder judiciário iniciaram uma greve em Belém. Eles se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). De acordo com a categoria, o principal motivo da greve é a falta de reposição inflacionária das datas-bases de 2016 e 2019.

A greve é por tempo indeterminado e a categoria acredita que pelo menos 25% dos servidores irão aderir ao movimento. Segundo o presidente da entidade, Thiago Lacerda, os servidores decidiram manter somente as questões essenciais, que são referentes à vida, segurança e saúde, que têm caráter de urgência. O que não se enquadrar, não será atendido, como atendimento a advogados de outras matérias.

Os servidores também reclamam do fato de não conseguir chegar a um acordo, com a atual administração do Tribunal. Outros pontos seriam as reformas de fórum sem suspensão de expediente, obrigando os servidores a trabalharem em locais insalubre e a categoria pede por mais segurança nos fóruns.

Entre outros pontos, a pauta de reivindicações inclui, ainda, recuperação das perdas salariais e reajuste de auxílio-alimentação 2019, auxílio-transporte a todos os servidores, equiparação entre as tabelas de progressão de todas as carreiras, risco de vida para as equipes técnicas, concurso de remoção anual, implantação de política de combate aos assédios moral e sexual e a discriminações em geral.

Em nota o TJPA informa que foram realizadas quatro reuniões para tratativas da revisão da remuneração dos servidores do Judiciário. Nas referidas reuniões, os representantes das entidades sindicais apresentaram suas propostas relativas ao percentual de revisão da remuneração dos servidores, da atualização do valor do Auxilio Alimentação e de possíveis perdas salariais.

A Direção do Tribunal apresentou os dados do orçamento, explicou as limitações de ordem financeira do exercício, frente a conjuntura econômica vigente no país e o índice da inflação do período de maio de 2017 a abril de 2018 do IPCA que é de 2,76%.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu