O Governo do Pará, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), irá implementar no estado um projeto que readapta adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 14.
De acordo com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), as novas medidas envolvem novas estruturas de acolhimento e educação, um sistema que já é desenvolvido pela USP. Entre as medidas está até a utilização de educação musical regular, em parceria com a Universidade Estadual do Pará (UEPA).
A medida foi adotada após a fuga de doze adolescentes em conflito com a lei em uma unidade de atendimento de Benevides. Segundo a Fasepa, dois jovens renderam uma monitora com o uso de estoques e a obrigaram a abrir outras celas.
De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa elaborada pela USP já é executada em casas penais de sete estados do Brasil. Segundo a Fasepa, a partir de setembro duas das 15 unidades do estado já receberão o projeto. Atualmente o Pará possui quase 400 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas no estado.
Fonte: G1 Pará