O termo “sextou” ganha um novo significado neste dia 2 de agosto, já que é comemorado em todo mundo, o dia internacional da cerveja. A data foi criada na Califórnia (EUA), em 2008, e é sempre celebrada na primeira sexta-feira de agosto, durante o verão no hemisfério norte.
A data pode ter sido criada pelos norte-americanos, mas os brasileiros não ficam atrás quando o assunto é apreciar a cerveja. De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Cerveja (CervBrasil), o brasileiro bebe cerca de 65 litros de cerveja por ano.
Essa paixão pela bebida é encontrada em suas diferentes apresentações. A maioria das cervejas são feitos de quatro ingredientes básicos: água, lúpulo, leveduras e malte. Mas existem famílias que diferenciam o tipo de cerveja, são das duas principais: Lager, de alta fermentação e ale, de baixa fermentação. Entre as mais apreciadas em todo mundo se destacam: Premium Lager, Pilsen, India Pale Ale, Bock, Weizen.
De acordo com Paulo Petroni, diretor executivo da CervBrasil, dentre os tipos listados a mais apreciada pelos brasileiros é a Pilsen, que representa 55% do mercado consumidor.
Como uma paixão do brasileiro, a cerveja também é responsável por movimentar a economia do país. Em 2018 foram produzidos 13 bilhões de litros de cerveja, um notável crescimento de 2,7% no setor, que emprega 2,7 milhões de pessoas.
Fonte: R7