Anvisa irá estabelecer novo marco regulatório para agrotóxicos

Anvisa irá estabelecer novo marco regulatório para agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá votar nesta terça-feira, 23, um novo marco regulatório para avaliação e classificação toxicológica de agrotóxicos. O evento não foi divulgado pela agência, mas ao longo de 7 anos, entre 2011 e 2018, quatro consultas públicas foram realizadas.

Ao longo de várias consultas públicas, extensos debates sobre o uso de agrotóxicos foram realizados, onde diversos pedidos solicitaram que a Anvisa seja mais clara e objetiva na liberação dos pesticidas usados no Brasil.

Nos últimos anos notoriamente o Brasil tem avançado na utilização de agrotóxicos na agricultura. Nesta segunda-feira, 22, mais 51 novos agrotóxicos foram registrados pelo órgão, o que totaliza 262 pesticidas somente neste ano. A velocidade na liberação dos novos agrotóxicos é a maior já registrada no período.

Um terço dos mais de 504 agrotóxicos que são autorizados no Brasil são proibidos em toda a Europa. O motivo é a alta toxicidade é os comprovados efeitos negativos à saúde da população. Alguns tipos de pesticidas, como os neonicotinoides, são responsáveis por exemplo pela mortandade de abelhas, insetos de extrema importância para a manutenção do meio ambiente.

Fonte: G1 Globo

Fechar Menu