Nesta segunda-feira, 15, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas anunciou que o governo federal irá instalar um total de 1 mil radares em rodovias administradas pela União. A decisão partiu de um acordo entre governo e o Ministério Público Federal (MPF), que estabeleceu uma redução em 6,8 mil no número de pontos a serem monitorados.
O presidente Jair Bolsonaro já havia manifestado o desejo de diminuir os pontos de monitoramento, ao que ele classificou como uma “indústria da multa”. Depois de algumas análises, o ministro da Infraestrutura afirmou que os técnicos chegaram a conclusão que mil equipamentos são suficientes para as 2,2 mil faixas da União.
A redução nas faixas de manutenção foi diretamente contra a antiga medida do ex-presidente Michel Temer, que orçou em R$1 bilhão a instalação de 8.015 radares. Tarcísio Freitas acredita que a redução de gasto com radares irá gerar investimento em outras áreas do trânsito que também podem salvar vidas.
De acordo com o ministro, com a revisão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela manutenção das estradas administradas pelo governo, deve conseguir uma economia de cerca de R$ 600 milhões.
Fonte: Agência Brasil