Em alusão a data 15 de julho, onde é comemorado o Dia do Homem no Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) lançou uma campanha de conscientização contra o uso de anabolizantes sem recomendação médica.
Com o título “Bomba, Tô Fora”, a entidade quis informar que o uso de esteroides e anabolizantes sem a prescrição médica é um problema de saúde pública, já que muitos jovens, em busca de melhorar o condicionamento e a musculatura do corpo, acabam utilizando substancias sem nenhum tipo de preparo ou recomendação médica.
De acordo com a SBEM, os anabolizantes podem causar uma série de problemas à saúde das pessoas que os utilizam, como aumento da pressão arterial, elevação do colesterol ruim, aumento do risco de tromboses, embolias e infarto cardíaco, assim como hepatite medicamentosa com icterícia (amarelão), insuficiência hepática e câncer de fígado.
Mesmo assim, outros profissionais garantem que o uso responsável dos anabolizantes pode garantir bons resultados sem riscos à saúde. O fisiculturista Fernando Sardinha, um dos mais conceituados na área esportista defende que é possível usar anabolizantes sem prejudicar a saúde, mas pondera que é necessário a supervisão médica.
Fonte: Agência Brasil