Nova técnica da medicina possibilita que tetraplégicos voltem a ter movimentos nos braços

Nova técnica da medicina possibilita que tetraplégicos voltem a ter movimentos nos braços

Uma nova técnica da medicina pode dar esperanças para pessoas que perderam o movimento dos membros. Trata-se da transferência de nervos, iniciativa que já foi testada em 13 jovens adultos com tetraplegia e possibilitou a eles o retorno de parte dos movimentos dos braços

A cirurgia conecta nervos funcionais lesionados para restauras a energia nos músculos paralisados dos cotovelos e das mãos das pessoas vítimas de paralisia. É uma transferência de nervos sadios para o local impactado por lesões do paciente.

A técnica foi realizada por cirurgiões australianos que possibilitou aos 13 pacientes uma nova vida. Depois da restauração e de intensas sessões de fisioterapia os participantes voltaram a fazer tarefas simples do cotidiano, como se alimentar, escovar os dentes, escrever, usar ferramentas e dispositivos eletrônicos, tudo de forma independente.

Embora o estudo tenha sido feito com um pequeno número de pessoas, os pesquisadores dizem que as transferências nervosas são um grande avanço na restauração da função das mãos e dos braços e oferecem outra opção cirúrgica segura e confiável para pessoas que vivem com tetraplegia.

Fonte: Correios Braziliense

Fechar Menu