Uma ótima novidade para os brasileiros que convivem com a diabetes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de liberar a comercialização de uma nova tecnologia para o controle da doença: a insulina inalável.
Além da fácil manipulação e ausência de dor, o medicamento é considerado bem mais efetivo do que a aplicação tradicional injetável. Enquanto a insulina injetada demora cerca de 1 hora para fazer efeito, a inalável tem ação a partir de 10 minutos.
Outra vantagem é o tempo que o efeito demora para sair do corpo. A insulina na forma injetada demora até 5 horas para sair do organismo, já a inalável dura cerca de 1h30. Esse menor tempo de ação é benéfico ao paciente, já que a demora do efeito da insulina causa queda nos índices de açúcar, uma vez que continua agindo mesmo depois de o organismo ter absorvido os alimentos.
O medicamento inovador é considerado uma nova ferramenta no tratamento da diabetes, que afeta cerca de 15 milhões de brasileiros. Toda ajuda é bem-vinda, já que somente de 2010 a 2016, mais de 406 mil pessoas morreram por complicações decorrentes da doença.
A insulina inalável será importada dos EUA e será comercializada em 8 apresentações diferentes. Ainda não há data do início da comercialização no Brasil, mas a expectativa é que o medicamento seja encontrado em breve nas farmácias.
Fonte: Tecmundo