Depois de ter permanecido por 90 dias no Pará, a Força Nacional (FN) deixa seu efetivo federal do estado. Os agentes federais estavam presentes desde março deste ano, com a missão de combater a criminalidade na região metropolitana de Belém, focando na pacificação e desarticulação de organizações criminosas atuantes na cidade.
Com a saída da FN uma nova etapa começa na segurança pública do Pará. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, já que um novo efetivo de policiais foi formado, para intensificar e continuar o trabalho iniciado pelos agentes federais.
Ao todo o estado formou 530 policiais, sendo 100 em Marabá e 430 na região Metropolitana de Belém. O saldo é considerado ainda maior no efetivo de policiais, já que os agentes da FN consistiam 200 policiais.
A presença da FN no Pará foi considerada positiva, já que foi registrada uma redução de 27% na criminalidade nos primeiros cinco meses do ano. A ideia agora, de acordo com o secretário, é continuar o trabalho da FN, atuando principalmente em sete bairros de Belém, considerados os mais perigosos da cidade.
O efetivo de 40 viaturas que o Pará perdeu com a saída da Força Nacional já está sendo substituído. No último dia 19 de junho, 50 caminhonetes, 14 carros menores e 155 motos foram entregues para a corporação.
Fonte: DOL