Sistema de monitoramento registra mais de 4 mil alertas de desmatamento no Brasil

Sistema de monitoramento registra mais de 4 mil alertas de desmatamento no Brasil

Um novo sistema de monitoramento, criado por um grupo de ONGs e lançado nesta última sexta-feira, 7, mostra mais de 4,5 mil alertas de desmatamento em todo o território do Brasil. Chamado “Mapbiomas” o sistema mostra diversos dados que podem ser utilizados por órgãos federais.

Em seis meses de monitoramento, o Mapbiomas registrou 4577 alertas de desmatamento. O sistema conseguiu também identificar várias características sobre as áreas desmatadas: 95% delas estão em áreas autorizadas para o desmatamento; 31% dos locais desmatados são áreas de Reserva Legal; 55% são áreas privadas com Cadastro Ambiental Rural e 9,6% são áreas de Proteção Permanente.

O resultado do sistema ainda mostra que de 80% das áreas afetadas, apenas 20% ainda está sob investigação da equipe. O bioma mais afetado é o Cerrado, que já tem mais de 47.704 hectares desmatados, seguido pela Amazônia.

22% dos municípios do Brasil apresentaram alertas de desmatamento somente nesse trimestre de 2019. Entre os estados que mais registraram desmatamento, estão o Pará e o Mato Grosso do Sul.

Fonte: Amazônia Notícia e Informação

Fechar Menu