O secretário municipal de Educação da cidade de Salvaterra, localizada na ilha do Marajó, foi afastado de seu cargo após decisão judicial pela suspeita de cometer o crime de peculato. A decisão foi expedida nesta última quinta-feira, 6, e partiu de um pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
A suspeita, de acordo com a investigação do MPPA, é que secretário e professor Naudir Modesto de Assis tenha recebido salário de professor de forma ilegal, mesmo estando fora da sala de aula e trabalhando apenas no cargo de secretário.
O acusado é servidor público do Governo do Estado e professor da Escola Estadual Salomão Matos. No entanto, desde 2013 ele começou a exercer o cargo de secretário de Educação de Salvaterra de forma ilegal, já que não foi formalmente cedido para a administração municipal. Dessa forma ele acumulou dois cargos, recebendo salário pelos dois, mas trabalhando apenas em um. O MPPA calcula que ao longo de seis anos, Naudir recebeu quase 8 mil reais por mês.
Diante da investigação do MPPA, a Justiça solicitou o afastamento do suspeito além de requerer uma reparação pelos danos causados, no valor mínimo de R$ 883,3 mil, que devem ser devolvidos aos cofres público do município e do Estado do Pará.
Fonte: MPPA