Pesquisa revela que mais de 900 mil mulheres exercem dupla função nos lares paraenses

Pesquisa revela que mais de 900 mil mulheres exercem dupla função nos lares paraenses

De acordo com um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aproximadamente 930 mil de mulheres no Pará exercem dupla função e são chefes de domicílio, sendo a principal provedora da família.

Os dados são coletados com base em uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com foco no mercado de trabalho feminino no Pará e região norte. O número ainda é considerado bastante alto, já que muitas mães passam por conflitos estruturais e conjurais, o que as obrigam a exercer a função de mãe e pai.

No Pará, o número de mulheres que são chefes de domicílio aumentou 6,35% passando de 871.277 mulheres em 2016 o número subiu para 926.614 em 2017.

O estudo faz parte do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o Dieese e o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – Seaster.

As análises feitas pelo Dieese/PA com base na Pnad/Continua/IBGE – 2017, apontam que na Região Norte, cerca de 5,1 milhões de Domicílios, em aproximadamente 2,1 milhões (41,38%) são comandados por mulheres.

Fonte: Dol

Fechar Menu