Na manhã desta sexta-feira (30), uma operação de reintegração de posse em um prédio da União, localizado entre a travessa Doutor Moraes e a avenida Nazaré, em Belém, causou a interdição de ruas na capital paraense. A liberação das vias ocorreu por volta das 9h40.
Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a travessa Doutor Moraes ficou bloqueada no trecho entre as avenidas Nazaré e Braz de Aguiar, enquanto a avenida Nazaré operou com apenas duas faixas liberadas.
A operação contou com a participação de dezenas de policiais, incluindo militares e federais, além de viaturas e até mesmo a cavalaria. O objetivo da ação foi cumprir um mandado de reintegração de posse em um imóvel pertencente à Receita Federal, que atualmente está ocupado por cerca de 80 famílias.
Os ocupantes afirmam que se instalaram no local, que estava abandonado há 15 anos, no último dia 8 de agosto, batizando a ocupação de “Chico Mendes”. A maioria dos integrantes é composta por jovens que reivindicam o direito à moradia e se recusam a desocupar o imóvel.
Nas redes sociais, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) destacou que a ocupação reflete o grave déficit habitacional em Belém, que atinge 83 mil famílias. O grupo afirmou que no prédio vivem “mulheres, idosos, crianças e outras pessoas que não têm um lar para viver com dignidade.”
A Semob informou que a operação teve início às 5h da manhã, com agentes orientando o trânsito para garantir a fluidez. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará também esteve presente para dar suporte, mas nenhuma ocorrência foi registrada.