Trabalhadores em regime de semiescravidão são resgatados no Pará

Trabalhadores em regime de semiescravidão são resgatados no Pará

Nesta última quinta-feira, 18, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério da Economia (GEFM) realizou o resgate de sete trabalhadores no Pará, que estavam em situação análoga à escravidão. O resgate ocorreu no município Medicilândia, sudoeste do Estado.

Os trabalhadores resgatados tinham péssimas condições de trabalho. Eles aplicavam agrotóxicos em plantações sem nenhum equipamento de proteção, e por isso apresentavam sintomas de intoxicação por produtos químicos. Todos os sete trabalham de forma informal, sem nenhum documento e alojados em barracos, alguns até com lona e piso de terra

Os empregadores do local foram autuados pelo GEFM e responderão, administrativa e criminalmente, pelas condições de semiescravidão impostas aos trabalhadores. Todos os trabalhadores receberam os pagamentos das verbas rescisórias devidas e terão direito ao Seguro-Desemprego.

Somente neste mês, fiscais do trabalho já resgataram 48 pessoas em três estados: Bahia, Maranhão e Pará. Em abril, 31 trabalhadores foram resgatados de uma fazenda plantação de soja em Balsas (MA). Outros dez trabalhadores venezuelanos foram encontrados em situações semelhantes a trabalho escravo, em uma oficina no interior da Bahia.

Fonte: Roma News

Fechar Menu