O tradicional desfile de 7 de Setembro reúne 2.733 militares, equipamentos das Forças Armadas e dezenas de pessoas que assistem à passagem dos militares, em Belém. A celebração ocorre na Avenida Presidente Vargas, centro da capital paraense.
A celebração cívico-militar teve início às 9h30, e é organizada pelo governo do Estado com o apoio do Exército Brasileiro.
Do Corpo de Bombeiros Militar, desfilam 362 militares, distribuídos em cinco pelotões representando as atividades de salvamento, combate a incêndio, defesa civil, guarda-vidas.
Dois pelotões com alunos do Programa Escola da Vida (PEV) e a banda de música da corporação também estão presentes no desfile.
Na tropa motorizada estarão viaturas de modelos exclusivos da corporação.
Representando a Polícia Militar, desfilam 460 integrantes dos grupamentos a pé, motorizado e montado. Militares da banda de música da PM, 14 viaturas, 16 motocicletas, 6 diciclos, um ônibus e 3 carretas, serão apresentados à população.
A Polícia Civil participa do desfile motorizado e contará com 10 viaturas no decorrer do percurso, entre elas, um blindado, viatura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e um veículo do acervo da polícia.
O desfile conta com 455 militares representando nove organizações militares e dois esquadrões aéreos. Durante o desfile, aeronaves farão sobrevoos na capital.
Pela Marinha desfilam 256 militares. Este ano terá a apresentação de embarcações utilizadas nas fiscalizações do tráfego aquaviário e inspeções navais da Marinha do Brasil.
Exército é representado por 1.200 militares. O destaque fica para a presença de um general da Guiana Francesa, um cadete da Academia Militar das Agulhas Negras e, ainda, 450 alunos do Colégio Militar de Belém.
Fonte: G1 Pará