O vazamento de gás causou a intoxicação de cerca de 100 funcionários de um frigorífico em Marabá, sudeste do Pará. O estabelecimento é pertencente da JBS e emprega centenas de trabalhadores na na BR-155.
O incidente ocorreu por volta das 9h30 desta segunda-feira, momento em que foi percebido o vazamento de amônia, gás utilizado para refrigerar certos ambientes.
Alarmes com sirenes foram acionados para evacuar funcionários do local o quanto antes.
Mas às 10h30 um novo vazamento causou ainda mais confusão no local e acabou intoxicando cerca de 100 trabalhadores. 40 pessoas tiveram problemas de saúde decorrentes do vazamento de gás e precisaram ser levadas para o Hospital Municipal de Marabá
Familiares dos trabalhadores do frigorífico chegam a todo o momento ao Hospital Municipal de Marabá em busca de informações dos parentes. Eles reclamam da demora da diretoria do local em passar as informações para os familiares.
AMÔNIA
O Amoníaco (ou Amônia) (NH3), é um gás incolor, alcalino e irritante em condições normais de temperatura e pressão, bastante solúvel em água em baixos valores de pH (ácidos).
Além de ser utilizada como fertilizante, inúmeras indústrias empregam a amônia como matéria-prima para a produção de produtos de limpeza, plásticos, tecidos, como gás refrigerante, entre outros.
Até o momento o frigorífico JBS ainda não se pronunciou sobre o acontecido.
Fonte: DOL Carajás